#7 Sapabonde

You can read this interview in english here.

Data da entrevista: 12/10/2010

Como temos anunciado nos podcast’s, Setembro é mês de lançamento, e estamos falando do SapaBonde. Um grupo muito despojado que vem lá de Brasília, com 8 Mc’s que interpretam meninas ‘sapatões’. Cada uma criou um papel no bonde e com rimas bem interessantes e criativas, tem feito um baile funk bem animado lá na Capital do Brasil. Com um pouco do incentivo aqui do pessoal do Funk na Caixa, elas foram até o estudio e gravaram algumas bases. Nós do Funk na Caixa, mandamos para uns amigos produtores e o resultado ficou incrível. Para falar a verdade, ficou maior do que imaginavámos (nós e o pessoal do SapaBonde).

Vamos lançar o EP do Sapabonde em Outubro, com mais remixes e produções do que se fosse hoje, então para não deixar todo o pessoal esperando e ansiosos, liberamos 1 remix do nosso amigo El Super Gummi, que se encontra no final da entrevista. Agora vamos conhecer esse bonde tão inusitado:

Bom, vamos primeiro apresentar o Sapabonde, Quem são as integrantes do SapaBonde?

No total são 8 meninas no bonde!

MC Jubinha
MC Holy Maria
MC Mari Versátil
MC Luara Marola de Fogo
MC Tava G.
MC Nina Afeta as Mina
MC Sereia
MC Carol Bitch

Como veio a ideia de se juntar e fazer uma ‘bonde’ de funk?

MC Maria – Bom, digamos que não foi algo premeditado.Um dia, num surto de criatividade, começamos a batucar e fazer umas rimas do nada! Aí pegamos gosto pela coisa,percebemos que tava ficando muito legal e tornamos disso um hábito!
Começou como “Funk de Boteco”, porque íamos pro bar encontrar a galera e de repente já estávamos batucando nas mesas e fazendo funk! rsrsrs

MC Luara Marola de Fogo – E foi essa despretenção inicial que deu a cara do Sapabonde, de brodagem e zuação. Somos um autêntico, e talvez o primeiro grupo de Funk de Boteco Proibidão Lésbico!

Mc Nina – Todas as nossas rimas iniciais, começaram a partir de internas entre nós mesmas, ou seja, uma mina zuando a outra, e zuando os estereótipos existentes no nosso grupo de amigas. Afinal, vcs viram no vídeo né?!, somos um grupo completamente heterogêneo. E acho que podemos dizer “Funk de Roda”, ao invés de “Funk de BOTECO”.

Vocês ja chegaram a se apresentar ai em brasília?

MC Maria – Ainda não, fica difícil levar a mesa do bar para o palco! rsrsrs Mas muita gente conhece, já que começamos batucando na mesa do bar, todo mundo ouvia! Depois de um tempo a galera começou a cantar junto e foi ai percebemos o potencial que a gente tinha!
MC Luara M. d F. – É isso mesmo, quase sempre que a galera se junta, em algum bar, casa de alguém ou nas nossas festas, e rola um pique ou se as pessoas pedem a gente canta.  Só que é naquela despretenção que tá nos vídeos mesmo, apresentação de show nunca rolou não.

Qual é a reação da galera quando escutam as músicas?

MC Maria – Bom, a maioria das pessoas gosta muito. Acha divertido e engraçado, o que é exatamente o que queremos mostrar!Mas também têm algumas pessoas que não compartilham do nosso senso de humor, acham que estamos agredindo as meninas, incentivando a violência, desrespeitando as pessoas, o que de forma nenhuma é o nosso objetivo. Estamos fazendo funk para lésbicas, funk baixo e “proibidão”! rsrsrs Tem gente que entende a ironia, tem gente que não. =P
MC Luara Marola de Fogo – Isso é um fato. É um fato também que existem várias formas de interpretar, não é mesmo, e as pessoas escolhem o que querem entender.  A maioria das pessoas que compartilham de um mesmo universo de informação que o nosso, e que tem acesso a outros funks que são auto irônicos e com um apelo quase cômico, como o Bonde do Rolê e Bonde das Impostora, sacam e curtem muito as nossas letras. Agora, as pessoas que não tem contato com esse “underground” acabam nos confundindo com as produções de Funk que estão na mídia hegemônica, onde em sua maioria, quando se fala de sexo os homens comem e as mulheres dão. Aí pra algumas fica difícil entender que o Sapabonde come se quiser e dá se quiser. Ironizar esses esteriótipos,  não significa encaixar-se neles para o Sapabonde.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aIfEf0NTyKI&fs=1&hl=pt_BR]

Quando estão cantando, ou compondo, vocês interpretam um papel, ou vocês são exatamente o que cantam?

MC Maria – Sim, o papel da Mc. Apesar de todas as rimas terem um fundo de verdade e fazerem sentido, muito sentido para nós, elas são também uma ironia, um exagero, e é como se tivessemos decidido quem iria interepretar quem no grupo,afim de termos vários esteriótipos, para irmos quebrando um a um. Porém, na vida real, fora das letras, a gente continua o tempo todo se zuando sobre as mesmas coisas. Eu, por exemplo, acho que sou mais Sapabonde do que nina monteiro. Acontece né?!, vicia, a gente coloca a camisa e sai desfilando., Mas isso não quer dizer literalmente que a gente FAÇA tudo o que CANTAMOS NAS LETRAS.

É muito difícil reunir todas as meninas?

MC Maria – Bom, é. Principalmente porque o funk AINDA não está pagando as nossas contas! rsrsrs Todo mundo estuda e/ou trabalha, têm seus compromissos que muitas vezes não coincidem. Mas tentamos se encontrar pelo menos uma vez por semana! Se não dá saudade! hehehe
MC Luara Marola de Fogo –  Ah, nem tanto Maria! No começo sim, mas os adventos da tecnologia ajudam bastante… Na verdade a gente é muito brother mesmo, aí bastam alguns (muitos) emais,telefonemas e já tá a (maioria da) galera junta toda na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.

O que vcs acharam dos remixes que a galera fez pro Sapabonde?

MC Maria – Eu achei GENIAL!

MC Carol – Todas nós adoramoooos! E também ficamos muito felizes em ver a quantidade de djs interessados em fazer remixes das nossas músicas!!!

MC Luara Marola de Fogo – Muito bom! E acho que agora a gente só tem que fortalecer as parcerias, e brincar cada vez mais sério!

Mc Nina – foi tipo um termometro. “Cara, eles querem produzir a gente?!” para medir o nosso potencial, e também nos estimulou a melhorarmos.
Rola um vídeo na internet de vocês cantando o Sapabonde. Há outros vídeos a caminho?
MC Maria – Sim, sim! Pretendemos manter um fluxo de vídeos no you tube, afinal é por lá que a galera conheceu o bonde!!
MC Luara Marola de Fogo – Pois é, e é um contato massa pra quem não encontra com a gente no bar por que o vídeo consegue captar bastante a “aura” Sapabonde de Funk de Boteco. E temos uma nova leva de vídeos quentinhos saindo do forno!

Como foi o primeiro contato de vocês com o baile funk?
MC Maria – Bom, acho que foi como a maioria das pessoas, festa, balada, tv, radio. Eu e MC Carol somos DJs e o que mais amamos tocar Funk e fidget!  Eduk, Bonde do Role, Deize Tigrona, M.I.A., Diplo (e agora SAPABONDE!) estão na nossa lista de favoritos!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KiN1Iw58dBg&fs=1&hl=pt_BR]

Conta pra gente como rola a cena de musica eletrônica ai em Brasília.
MC Maria – Bom, no último ano o fluxo de festas de música eletrônica underground e indie (que é mais a nossa praia) cresceu supreendentemente! Eu, MC Carol e MC Versátil temos uma produtora de festas chamada Sterica Produções, então estamos sempre ligadas nessa área. Só em 2010, se firmaram em Brasilia 4 produtoras de festas de música eletrônica. Em relação a DJs, com essa manada de festas que chegou por aqui, muitos DJs foram descobertos e muitos DJs GENIAIS voltaram a ativa. Pra todos os estilos, Brasília finalmente se lançou na turma de cidades que nunca dormem!!!

Conversando com a Carol, ela me disse que vocês já tinahm 3 músicas prontas, tem muitas outras pra lançarem?

MC Maria – Temos em torno de 6, 7 musicas prontinhas, só faltando gravar. Mas pretendemos continuar criando coisas novas e surpreendentes sempre!! Já temos várias ideias pra novas músicas!! Isso vicia! rsrsrs

Quem é o MC que mais te chama a atenção?

MC Carol – É difícil destacar só um.. mas acho que todas vão concordar comigo se eu disser MC Gi, Deise Tigrona e a Marina Gasolina.

Qual seria o Top 5 de baile funk pra vocês?

Bonde Do Role – Divine gosa
M.I.A. – Bucky Done Gun
Deise Tigrona – Bandida
MC Gi – Mexicu Caliente
Gaiola das Popozudas – My Pussy É o Poder

(para o Download, clique com o direito e “salvar link como”)

Sapabonde Vs. The Young Punx – Éus Sapa (Holybitches remix)

Sapabonde ft. El Super Gummi – Sapabonde de Role

——————————————————————————————————————————————————-

UPDATE: Segue abaixo os novos remixes do Sapabonde.

Vai Nao Se Esconde (Diamond Bass Remix)

SapaBonde – Vai Nao Se Esconde (Ophex Remix)

Vai não se Esconde(hat+hoodie remix) – Sapabonde

Sapabonde – Vai Não Se Esconde (Guto de Almeida DJ – Carnaval MIX)

sapabonde ft. el super gummi – vai nao se esconde

Apresentacao Sapabonde (Max le Daron Remix)

Apresentacao Sapabonde (Marvy Da Pimp remix)

SapaBonde de Role (Rip Knoxx Remix)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*